domingo, 30 de junho de 2013


PLANO DE AULA

  1. IDENTIFICAÇÃO - Percebendo alterações do traçado urbano nas   
                        cidades brasileiras
Disciplina  - Geografia
Ano : 9.º
Número de aulas : 04                       Turno  - Matutino
Professora : Rosimeire Gibbini

  1. OBJETIVOS  
  • Reconhecer, no seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização, orientação e distância, de modo que se desloquem com autonomia e representem os lugares onde vivem e se relacionam.
  • Perceber-se como atores na construção das paisagens e lugares; que possam compreender que essas paisagens e lugares resultam de múltiplas interações  entre o trabalho social e a natureza, e que estão plenos de significados simbólicos(...).
  • Compreender o espaço geográfico não somente como produto de forças econômicas ou de formas de adaptações entre o homem e a natureza, mas também dos fatores culturais. (...)
  • Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos;
  • Conhecer o mundo atual em sua diversidade, favorecendo a compreensão de como as paisagens, os lugares e os territórios se constroem e como o ser humana modifica esse espaço.

  1. CONTEÚDOS
  • Percebendo alterações do traçado urbano nas cidades brasileiras numa escala do local e do global e da multiplicidade de vivências com os lugares;
  • Aprendendo a fazer uso das novas tecnologias: reconhecendo alterações no traçado urbano nas cidades brasileiras.


  1. ESTRATÉGIAS DE ENSINO (Roteiro)
  • Ligue seu computador à rede de internet;
  •  Digite na barra de endereço o site         <www.geoportal.com.br>.
  •  Localize o mapa interativo existente no site ou forneça informações de direcionamento de busca de dados;
  • Se preferir pode digitar o nome de uma cidade, seu endereço para análise;
  • Escolha uma opção que aparece na parte superior do mapa interativo;
  • Usando a opção em 1958 ou 2008, você poderá ver um mesmo lugar em diferentes épocas, podendo observá-lo apenas em imagem aérea apenas em um mapa, ou híbrido.
  • Você percebeu as mudanças?
  • O que mais chamou sua atenção?
  • O que você aprendeu?

  1. RECURSOS
  • Site <www.geoportal.com.br>.
  • Sala de informática .

  1. AVALIAÇÃO

  • A avaliação será realizada durante todo os momentos, na sala de informática durante a observação dos lugares em diferentes momentos.
  • Após as análises os alunos irão expor os seus trabalhos de observação através de uma apresentação no Power Point,respondendo as questões solicitadas pelo professor.
  • Verificação dos endereços observados em diferentes locais.
  • Discussão sobre os diferentes locais observados e o que mudou em cada lugar.

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