Esses assuntos discutiremos nessa aula.
1 - Para iniciar a aula seria mostrada uma reportagem mostrando a importância de se evitar as queimadas e seus perigos para a natureza.
2 - Em seguida, em um laboratório de informática ou em uma sala com lousa digital, mostraríamos uma sequência de mapas com focos de incêndio no Brasil em determinado ano escolhido, como o exemplo abaixo, que mostra o ano de 2012.
Obs.: Os mapas utilizados estão disponíveis em: http://sigma.cptec.inpe.br/queimadas/anima_filmes.php
3 - Nosso terceiro passo se daria com uma análise do crescimento do número dos focos de incêndio em determinados meses do ano. Em seguida, um climograma representando o clima tropical seria apresentado aos educandos e a relação entre regime de chuvas e temperatura seriam relacionados com aumento dos focos de queimadas.
Os alunos relacionariam o fato de no período de estiagem, ou seja, no período mais seco haver o aumento dos focos.
4 - Agora que começamos a relacionar vários aspectos, começamos a aprofundar o tema inserindo mais dados.
Nesse ponto pediríamos aos alunos que entrassem no Google Earth e buscassem o Brasil, evidenciando as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
5 - Para começarmos a finalizar a nossa aula, falaríamos aos alunos da influência do homem nesse processo agravante do aumento das queimadas, geralmente buscando a ampliação das fronteiras agrícolas e introduziríamos a questão dos incêndios criminosos visando a limpeza dos terrenos.
Assim, discutiríamos com os educandos como as imagens orbitais e os mapas são importantes para a análise dos fenômenos.
Como forma de avaliação, os alunos fariam uma pesquisa sobre os principais pontos atingidos por incêndios e sua relação com a ação do homem na ampliação desse processo, onde eles fariam uma apresentação para a classe em Power Point.
Essa aula seria apresentada aos alunos do 7º ano da Rede Salesiana de Escolas.
Número de aulas previstas: 4 aulas.
Aula postada por Magno Machado Pessanha